Por incrível que pareça, uma alimentação saudável não é apenas uma questão de contagem de calorias e nutrientes. Ela envolve questões muito maiores, pois também está relacionada com sustentabilidade, cadeia de produção dos alimentos, comidas regionais, questões econômicas e muito mais. É por isso que o Guia Alimentar para a População, Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde e apoiado pelo Idec, é tão importante.
O Guia Alimentar para a População Brasileira é baseado em pesquisas e evidências científicas e traz um conjunto de recomendações para a promoção da alimentação saudável. É com base no Guia que as nutricionistas das escolas públicas, por exemplo, preparam um cardápio mais adequado e saudável para as nossas crianças.
Publicado pelo Ministério da Saúde e apoiado pelo Idec, o Guia Alimentar para a População Brasileira é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. A Organização Pan-Americana da Saúde, braço da Organização Mundial da Saúde na Região das Américas, apoia o Guia. Além disso, vem inspirando alguns países na elaboração dos seus respectivos guias a adotarem as medidas recomendadas por ele.
O Guia traz dicas para você se alimentar melhor, valorizando a cultura alimentar e a produção local de alimentos. Também apresenta informações sobre produtos ultraprocessados, que fazem mal a nossa saúde, alimentos orgânicos e muito mais. São dicas importantes para que você e sua família tenham uma vida melhor.
Nada melhor do que comer comida de verdade, não é mesmo? Respeitando a diversidade regional brasileira e os diferentes grupos populacionais, o Guia recomenda que o consumo de alimentos processados seja reduzido e que os produtos ultraprocessados sejam evitados. Sempre com informações claras, que ajudam você a fazer as melhores escolhas alimentares.
Com mais de 30 anos de história na luta pelos direitos do consumidor, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) promove a educação e a ética nas relações de consumo. Por isso, nossa atuação se estende por diferentes setores da economia brasileira, como alimentício, bancário, farmacêutico e saúde, entre outros. Tudo de maneira transparente e independente, sem vínculos com empresas ou governos. Nosso único compromisso é com você, consumidor. Saiba mais em idec.org.br/associe-se-alimentos